segunda-feira, 12 de setembro de 2005

Cultura Musical....




Desde sempre fui um interessado por música, em todas as suas vertentes. Tive a sorte de crescer num ambiente rodeado de música, proveniente das mais diversas culturas. Não por ter algum familiar músico, pois não o tenho, mas sim em grande parte devido ao facto de os meus pais viajarem muito. Também fui um dos poucos sortudos que teve a possíbilidade de estudar numa escola de música, apesar de somente alguns anos. Digo isto na medida em que, todos sabemos como é escassa, e má, a educação musical leccionada no nosso país. Refiro-me ao ensino público, claro, que ao fim ao cabo fica-se unicamente pelo preparatório. Na melhor das hipóteses, teria sido essa a minha "educação" musical, caso não tivesse tido a sorte de poder estudar numa privada. Devido a tudo isto, e também ao gosto e jeito musical inato, posso dizer que consegui desenvolver alguma capacidade de crítica musical.
Não querendo parecer velho, ou cair tendenciosamente num conflito de gerações ao dizer: "(...) no nosso tempo é que havia boa música(...)", pois esta mensagem já a ouvíamos dos nossos pais, acho sinceramente que, a música que se consome actualmente, piora de dia para dia. Não me refiro obviamente ao facto de se ouvir uma ou outra música de Enapá2000, ou 2 ou 3 músicas de Quim Barreiros, ou eventualmente, passar uma noite de bailarico na terrinha a ouvir Emanuel. Não é a isso que me refiro! Acho que deve haver música para todos os gostos e situações, e quanto mais variedade melhor! Agora.... proporcionar a esse género musical o sucesso comercial, com a agravante do mesmo vir a tornar-se uma preferência dentro dos gostos de toda uma geração... aí sim é que começa a ser preocupante.
É normal que pessoas de baixa instrução, às quais nunca foram proporcionadas novas sonoridades, diferentes ambientes musicais, estilos, e noções de harmonia, achem fantástico tudo o que se vende de música portuguesa numa qualquer feira. Não é compreensível é que os "D'Zert" estejam no top há semanas e que contem já com 5 platinas! Porque isto representa muitos milhares de cd's vendidos por este país fora, e quem os consome são, essencialmente, os putos e pitalhada dos 6, 7, 8 .. até aos 16, 17, 18 anos.
Não fico chocado que os D'Zert tenham 5 platinas, pois se hoje são estes, há uns anos atrás era um outro qualquer aborto. Nós próprios consumíamos muita porcaria quando éramos mais novos. No entanto, soubemos dançar um slow com as amigas nas festas de aniversário, fomos do tempo em que era banal uma banda de garagem, pudémos usufruir da batida do Alcântara-mar; se nos perguntarem por Mata-Ratos, quem foi o Nat King Cole, o Astor Piazzola, Jobim, ou de quem foi o êxito "Pó de Arroz" e, para os mais instruídos, quem foi o compositor de "O Anel dos Nibelungos" ou de "A Fada do Açúcar", talvez saibamos responder.
Quero com isto dizer que, pelo que me dá a entender ( pois, posso e queria estar enganado ), a maioria do pessoal abaixo dos 20 anos é extremamente ignorante a nível musical. E acho que piora de geração para geração!
Não sou nenhum erudito da música e muito menos uma pessoa de vasta cultura, mas acho que fiz por querer saber mais e, pelo menos, procurei instruir-me. Apesar de ouvir de tudo e de gostar de alguns cantores ou grupos mais comerciais/populares, tenho consciência de que aquilo não vale nada, e de que eles são um zero à esquerda, comparativamente com outros, que compõem músicas de dificílima execução, ou de harmonia complexa. Quando não se sabe tocar um instrumento, e não se tem noções básicas de música, tudo parece igual, soa sempre ao mesmo, e qualquer borra-botas é um grande artista. Não há sensibilidade, ou quando há, de uma forma geral é sempre pouco crítica. Acho que é isso que falta à maioria das pessoas: sentido de crítica e um pouco mais de exigência e respeito para com elas próprias.
Se no século XVIII era impensável que Mozart parasse um recital a meio, já nos dias de hoje, um qualquer músico pode perfeitamente parar de tocar porque "está cheio de speed", ou inventar a letra que lhe vem à cabeça, por já não se lembrar do seu original. Mais grave é o público aplaudir e assobiar em êxtase!
É certo que este último não será recordado e interpretado daqui a 3 séculos, e que os génios musicais sempre existiram...e existirão. No entanto, enquanto dantes somente os grandes compositores eram ouvidos, hoje os grandes compositores e executantes são esquecidos no silêncio, para dar lugar às "espécies" mais estranhas e escabrosas que possam existir. E há por aí tão bons músicos!
Se é difícil na gastronomia ter acesso a algumas iguarias; no vestuário, a algumas marcas; no comércio, a alguns produtos exclusivos das classes altas, etc; na música não é difícil ter acesso ao que de melhor se faz em todo o mundo. Está na internet, em qualquer casa de música (actualmente na Fnac já há leitores que nos permitem escutar qualquer cd que queiramos ouvir, sem ter necessidade de chatear o vendedor), em algumas ( poucas) rádios, e alguns canais de televisão.... e de tempos em tempos somos presenteados com alguns espectáculos gratuítos de muito boa qualidade.
A cultura musical é passada de geração em geração, pais para filhos, amigos para amigos, etc, é preciso ser-se estimulado e ter a curiosidade em escutar algo diferente, melhor ou pior, mas diferente. É preciso ser-se exigente, ter um pouco mais de espírito crítico e não engolir e aplaudir tudo o que nos põem à frente.
A música, em todas as suas vertentes, nos dias de hoje, está ao acesso de todos aqueles que a queiram escutar, desde que manifestem tal interesse. Já no que toca a aprender a tocar.... não basta vontade, é preciso paciência, jeito e dedicação.

Tenham bons momentos musicais...

Beijocas e Abraços

Gonça

Sem comentários: