terça-feira, 12 de julho de 2005

Praia



Estou aqui para vos falar sobre o meu problema com a praia. Já várias vezes disse que não há ninguém do grupo que goste mais de estar numa praia do que eu. Entenda-se " estar na praia " como sendo diferente de " fazer praia ". Na verdade, são coisas distintas, apesar de à primeira vista não parecer.
Estar na praia é viver o ambiente em nossa volta, apreciar a paisagem, ouvir as ondas e as gaivotas, sentir os cheiros........completamente diferente é a lancheira, o chapéu de sol, o protector solar, o trânsito para lá chegar, os berros de uma praia em pleno fim de semana, e toda a rotina que é criada em volta desse prazer.
É verdade que as pessoas, de uma forma geral, só têm possibilidade de ir para a praia ao fim de semana e, morando em Lisboa, não têm outro remédio senão ir para as praias da linha ou caparica. Eu entendo isso, e não censuro quem o faz. Não há mesmo opção! As praias de Sagres estão tão longe!
Apesar de tudo isto já ser suficiente para me demover de ir à praia com frequência em Lisboa, há outros motivos. Para além de não gostar de "fazer praia" de uma forma rotineira, a minha natureza caucasiana obriga-me a tomar uma postura mais regrada e mais consciente que a maioria das pessoas. Brinco muito com a história do ser caucasiano, mas isto no fundo é verdade. A minha pele não suporta exposição solar prolongada, a não ser com bons protectores. Começa aqui a chatice: chapéu, óculos de sol, protector de meia em meia hora,..... tudo isto para aguentar o dia inteiro na praia, ou o resultado é um belo de um escaldão, e consequente ida a dermatologista.... o que não é inédito. A maioria do pessoal, ou talvez todos, não sabe o que é gastar 40 contos para queimar "queratoses solares" e provavelmente nem sabem o que isso é. Mas posso dizer-vos que eu já tive de o fazer e posso também adiantar que é muito raro fazer-se antes dos 30 anos.... isto só indica uma coisa: "Gonçalo, cuidado com o sol".
Claro que se pode dizer que, hoje em dia, com o preço dos chapéus de sol e os cremes factor 100, eu até podia ir para o Sahara em tronco nú. É certo! Mas convenhamos.... é muito chato! Um gajo com 26 anos, cheio de protecções, loções, reflectores e mais não sei o quê..... não é o meu conceito de praia!
A minha praia começa às 17h, ou melhor, é a partir daqui que eu me começo a divertir e a gozar tudo o que a praia tem para me oferecer. Sagres proporciona-me isso muito bem, porque as praias além de serem lindas, normalmente são vividas a partir do meio da tarde até ao por-do -sol. Confesso que este ano, não havendo piscina, fico um pouco preocupado em relação aos hábitos que se vão criar, mas enfim, vamos lá a ver no que isto vai dar. Provavelmente terei de contratar uma chinesa para me pôr creme durante o dia, e terei, antes de ir para baixo, de comprar um chapéu de sol do tamanho do mundo!!!

Claro que estou a fazer algum drama. Há gente neste mundo que é fotossensível e que realmente não pode apanhar sol, o que não é o meu caso. Eu simplesmente tenho de ter um cuidado extra, só isso. Esses cuidados chateiam-me e por isso não gosto de estar na praia nas horas de maior calor. Ao final do dia, bomba-se um granda volley, o pessoal começa a ir embora, começa-se a pensar no que se vai fazer de noite e toda aquela conversa que surge na areia, sem protecções, sem chapéus, óculos e cenas de quem mais parece que esteve em Mercúrio..... sinceramente agrada-me muito mais. Mas isso sou eu, é uma opinião pessoal, uma preferência, que é encarada de forma estranha por muita gente.

Estive a ver as fotos de Sagres 2004 ( sim, mais uma vez!!! ) e já se me começa a formar um "bichinho carpinteiro" cá dentro, e não é por menos meus amigos: faltam 2 semanas!
Fico um pouco triste porque há pessoas que não vão estar lá, a não ser, talvez, ao fim de semana. Mas enfim, os anos passam e cada vez mais será assim. As férias em grupo começarão a ter cada vez menos gente, mas espero que sejam igualmente boas.
A sério, revejam as fotos do ano passado. São revigorantes! Tá tudo com uma saúde.....

Vamos ver o que nos espera este ano!

Beijocas e Abraços

Gonça

4 comentários:

Régis disse...

gostei do pormenor da chinesa!
Uma vez que vais ter de me aturar em Sagres, que pensas de arranjar uma para mim tb??

Olha que assim tornava a vida mais fácil para o resto da família, eheheh!!

Anónimo disse...

Por motivos profissionais, este ano não vou estar presente em Sagres os 15 dias do costume, mas no 1º f-d-s lá estarei a beber uma tartaruga no Agua Salgada e a curtir um grande som no Arcadas. Realmente Sagres tem um espirito indescritivel!! Só quem vive intensivamente férias em grupo naquele lugar encantado sabe do que eu estou a falar e do que tu estas a falar. Tenho pena de não ir, mas sempre que possa dou lá um salto com o Pirex para curtir uma praia e uns copos com os amigos...Infelizmente é mesmo assim: as vidas mudam progressiva e positivamente e a tendência de passar férias em grupo, 15 dias, em Sagres, escasseia um pouco mais todos os anos. Acba a universidade, começa a vida activa e o tempo é pouco ou nenhum para se fazer o que se quer. Vida de acivo é dura... Bjinhos, Ritinha

Anónimo disse...

Ainda há pouco estava a comentar com o dave que este ano não estava com pica nenhuma para as férias, mas agora... Depois de ler este post relembrei todos os grandes momnetos que lá passamos, foram muitos e muito bons!!! Agora sim, fiquei com um bichinho na barriga, com umas saudades das praias, das tartarugas e do Arcadas, até da menina Rafaela...
É verdade que este ano vamos ser menos, mas espero ser um caso isolado porque a familia jamais se vai separar, tudo bem, não somos 15 somos 10, mas não há problema vou curtir á mesma, ainda para mais temos uma estreita nas nossas férias, vamos ter de baptizar o gaijo!!! Só há um pormenor, onde estão as minhas miúdas?????? Este ano não vai ser fácil, somos tão poucas e tanta mangueira!!!!
Bjos para todos!!! Filipa

Anónimo disse...

Amigo Ludovico
Sendo igualmente apreciador da praia a partir das 16 e 30 entendo perfeitamente o teu discurso!Apesar de não ser sensível ao Sol não gosto de me ver impelido a ir para a praia as 10 da manha apenas por estar de férias!Para mim , férias, é sinónimo de inexistência de horários e obrigações, como tal, praia é quando apetece e não porque tem de ser!Apesar de alguns membros da família serem "doentes" por praia espero que possamos demonstrar a nossa "salubridade" frequentando a praia a horas mais saudáveis e estando aptos para enfrentar a noite no Dromedário!
até lá
Gastone