quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Recordações de Sagres


























































































Pois é, este ano fiquei de fazer um balanço das férias, mas não fui capaz. Apesar de ter gostado muito das férias deste ano, continuo a achar que não superou os anos anteriores. Bem sei que nenhum ano é igual mas, ainda hoje, ao escolher estas fotos, babei a ver as dos anos anteriores.....não sei se por ter deixado recordações mais felizes, se por terem sido melhor aproveitados os dias/noites, se por ter sido com outras pessoas que não estiveram neste último....enfim, por uma série de motivos, talvez até por sermos mais novos?? Pessoalmente identifico-me mais com as férias do verão 2003. Foi o primeiro ano, foi a novidade, foi a piscina, foi o Arcadas, foi o primeiro contacto com a tasca, com as praias,.... ao fim ao cabo, com Sagres.

Escusado será dizer que, se eu fosse um gajo choramingas, facilmente teria ficado com uma lágrima no canto do olho, tais são as recordações e as memórias que me vêm à cabeça sempre que vejo estas fotografias.
É engraçado ver algumas mudanças que ocorreram ao nível do grupo: as pessoas mudam de ano para ano, novos amores, amores perdidos, amizades feitas e desfeitas, com óculos, sem óculos, mais cabelo, menos cabelo, mais gordos/as, mais magros/as....... mas os copos e o espírito da família estão lá sempre.

Cada ano que passa vai-se perdendo qualquer coisita, e não sei se estarei a ser correcto ao dizer que, provavelmente, as pessoas estarão com menos tempo umas para as outras, começa a haver menos entrega. As mentalidades começam a mudar, e o que antes dava prazer ser vivido em grupo e, às vezes até, com algum espírito de sacrifício, passa a ser enfadonho e desinteressante. As opções tornam-se dispares, cada vez menos convergentes. Uns querem uma coisa, outros/as quererão outra. Surgem os primeiros "conflitos" entre solteiros e casais, que numa outra época passavam bem ao lado. Quem namorava e em tempos tinha determinado comportamento, agora estando desprendido/a começa a não querer estar em determinados papéis. Há quem queira apaziguar os ânimos e outros/as há que fazem tudo para que a sua opção prevaleça, nem que para isso tenham de pôr em questão as tradições da "família" que, mal ou bem, sempre se foram aguentando.
No fundo, com mais ou menos rebeldia, opinião própria, vontades pessoais ou não, todos nós queremos manter-nos juntos. Por mim falo e sinto-o. Apesar de saber que este grupo está longe da perfeição no que toca a amizade, entrega, sinceridade, honestidade, vergonha, e tudo o mais que deveria existir entre pessoas que já partilharam tantas experiências juntas, é mais que óbvio que vocês são os meus verdadeiros amigos. Nem tudo são rosas, é certo, mas a amizade é uma comunhão de valores e actos, e nesse aspecto eu sou mais um malmequer. O egocentrismo e a indiferença existem no grupo e nós sabemo-lo. Da minha parte, passa um bocado pelo meu jeito de ser, como todos sabem. Apesar de andar a fazer um esforço para melhorar em determinados aspectos. De qualquer forma, conheço pessoas do grupo há mais de 15 anos, e não foram anos de passagem, mas sim anos de vivências quase diárias. Isso para mim tem muito significado e é por isso que dou valor a todas as experiências que partilho convosco e tenciono continuar a partilhar.

Não quero com isto dizer que não tenho mais amizades. Todos nós temos. Se calhar, em determinados pontos, até nos damos melhor com outras pessoas, mas o que é certo é que acabamos sempre por voltar ao grupo. Vejo-vos como uma extensão da minha família, vejo-vos quase como irmãos ( neste momento tento ao máximo esquecer todos os rankings de ardósia que já passaram pelas nossas mãos) e foi com vocês que partilhei, nos últimos anos, as melhores experiências da minha vida.
Sagres foi, digamos, o apogeu. Julgo que antes de Sagres o grupo estava meio perdido. Havia confllitos internos, pessoas afastaram-se, outras desconhecidas entraram, travaram-se novas amizades e..... o que é certo é que, apesar dos espinhos de rosa, hoje somos um grupo bastante coeso. As vivências nos últimos verões e fins de ano foram tantas e tão intensas que vemos com alguma estranheza que alguém queira partilhá-las de forma diferente, e não como sempre foram. A vida é mesmo assim, é um vai e vem contínuo, umas vezes do nosso agrado, outras vezes não tanto. E o ser humano é inconformado por natureza, quer sempre mais e mais. Isso aplica-se também a novas experiências.
Quero com isto dizer que, independentemente do rumo que este grupo tome em decisões futuras, espero que a união prevaleça e no nosso coração esteja a última palavra. Gosto muito de todos/as vocês.

Espero que tenham gostado das fotos. Sabem tão bem quanto eu que é impossível fazer uma selecção decente. Acabamos sempre por ter de deixar algo para trás.... :)

beijocas e abraços

Gonça

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois é Gonça... o balanço está bastante elaborado, sim senhor! Mas deixa que te diga, dps de teres sido tão diplomata em n escolheres um sítio ou outro para passares o fim d'ano pois n te kerias dividir(estás no teu pleno direito), agora que se arranjou uma casa para passarmos TODOS juntos , n vens na mesma... N tou a perceber???
Pronto, eu sei que o pessoal às vezes n gosta mt de tomar banho,n se torna mt agradável a convivência, o cheiro e tal... mas n é razão p n vires! LOL! Tou a brincar... :) Contamos contigo para as Doze Badaladas, nem há outra hipótese! Bjs Aninhas
PS-As Fotos estão mto giras!

gonca disse...

Obrigado pelas palavas. Em relação ao fim de ano, eu não disse que não ia.... somente não disse que também ia! :)
As fotos estão giras, mas quem usa o Internet Explorer vê isto tudo marado. Eu uso o Mozilla e está tudo tão bonitinho :) Bem, mas isso também não era o principal.
Joca

Régis disse...

Epá....isso é tudo muito lindo, sim senhor.

Mas tinhas de colocar as fotos da dose e meia de entrecosto, do tascósio?????? É jogo duro, muito duro...

eu tenho o IE e as fotos estão todas na boa...até parece que foste tu que colocaste!!! eheheheh

Anónimo disse...

Subscrevo o que a Ritinha escreve.
Estamos a ficar mais velhos e por isso mesmo acho que podiamos reflectir com estas palavras, sobretudo a nivel da amizade.
Não compreendo como é possível conhecermo-nos tão bem e há tantos anos, e ao mesmo tempo não haver o sentido de amizade no grupo.

Estamos sempre rodeados de amigos, mas no fundo estamos sós, tal como a nossa irmã rita diz, ninguém quer saber de ninguém, muitos de nós já passamos maus bocados, com a família, namorados, amigos, e temos de nos virar, sair de casa com a lagrima ao canto do olho, e ir por aí apanhar ar.
Nem sequer conseguimos ter a confiança para telefonar a alguém.

Eu, e penso que todos nós, gostariamos que os amigos se virassem mais uns para os outros.
Passam se semanas, em que eu não sei de ninguém e ninguém sabe de mim, ahh, estamos todos tão ocupados!
Se não formos em rebanho ninguém vai ao cinema com ninguém, e isto é so um exemplo, será que parece mal? Ir tomar um café, almoçar, ir ao cinema com um amigo? Ou será que a companhia é indesejada?
Digo isto, porque já fiz a experiência, e responderam-me que quando fosse mais alguém....eu fico a pensar que tem vergonha de estarem sós com o amigo, os outros vão falar? Mas afinal que idade temos nós?

Se se mandar uma sms ou telefonar, ja estão a pensar que se quer comer alguém....?
Desculpem lá, mas se somos irmãos, quel é o espanto???
Tenho mesmo muita pena, que a nível da amizade tenhamos vergonha de contar as coisas com medo da critica, sim porque se continua a criticar muito neste grupo!!!
Pensem nisto!
Um beijo Loira