terça-feira, 18 de janeiro de 2005

Horizontes Longínquos....



Sempre fui um apaixonado pela Astronomia, apesar de nunca ter seguido nenhuma dessas vertentes, fundamentalmente porque exige grandes conhecimentos de física e principalmente porque em Portugal não tem sucesso algum. O mais certo era ter de sair do país para conseguir alcançar os meus objectivos e, quando nós começamos a delinear o nosso futuro, no secundário, naturalmente ficamo-nos por coisas mais "terrenas". Não pensamos, como é óbvio, em sair do país, estudar fora, etc, etc... isso nem sequer nos passa pela cabeça! De qualquer das formas, é sem dúvida uma área reservada a estudiosos e investigadores, e eu sempre estive longe desse panorama académico.

O que não quer dizer que não possa ser um eterno apaixonado por estes assuntos, e também nada me impede de pesquisar sobre os mesmos. O telescópio é um eterno desejo, ainda não realizado por ser dispendioso e por obrigar a deslocações a locais apropriados. Teria de ir mais vezes para o meu monte e, se é certo que isso não seria o problema, quanto ao dinheiro já não posso dizer o mesmo! O que entra na carteira, normalmente, nunca atinge os valores exigidos por um equipamento minimamente aceitável, e como tal, vai sendo adiado.

"-Esta conversa vem a propósito de quê?" - devem estar vocês a perguntar!!!??

Pois bem, vem a propósito da nave Huygens-Cassini, mais propriamente a sonda Huygens, ter chegado a Titan. Para os menos conhecedores, trata-se da maior lua de Saturno e a segunda maior do Sistema Solar. A distância que nos separa deste satélite natural é de 1.277.325000 kms, o que, pelo menos para mim, é bastante longe! Apesar de ser uma lua de Saturno, encontra-se aproximadamente a 1,2 milhões de km desse planeta. Tem cerca de metade do tamanho da Terra, a pressão atmosférica é 1,5 vezes maior e a sua temperatura à superficie ronda, em média, os -180 ºC. A atmosfera é composta essencialmente por Nitrogénio, Metano, vestígios de Amónia. Árgon e Etano. Foi descoberto por Christiaan Huygens, em 1655!
Como podem ver, é um ambiente fantástico e muito apetecível!

Normalmente, no nosso dia-a-dia, estamos tão embrenhados nos nossos assuntos mundanos que nem reparamos nos feitos que o Homem atinge, dia após dia, e a importância dos mesmos. Para a maioria das pessoas, com tanta miséria e fome que há no mundo, é completamente descabido estar a gastar milhões de euros em sondas, pra tirar fotografias medonhas, ficar a saber coisas insignificantes sobre algo que não nos melhora a vida nem nos afecta directamente, e além do mais, não oferece informação imediata, pois exige, na maioria dos casos, anos de análise sobre os dados recolhidos.
Podemos até especular se, todo o dinheiro gasto em investigação espacial valeu a pena? Ter ido à Lua??? Para além de rochas, de que valeu? Milhões e milhões de dólares em sondas espaciais pra Marte, Jupiter, asteróides..... perguntamo-nos, e com razão, com que objectivo?? Descobrir seres alienígenas?? Não..... acreditem que não! Para esse objectivo já foram gastos outros tantos biliões de dólares! :)

Normalmente, tudo o que tem a ver com ciência, é polémico, e exige fundos enormes. Não é novidade que muitos projectos, eventualmente de extremo interesse para o conhecimento científico, ficaram por terra, exactamente por assumirem valores proibitivos, com ganhos duvidosos a longo prazo..... prazo esse pelo qual os possíveis investidores não estavam dispostos a esperar. Mas ainda há alguns que vão para a frente, e este foi um deles, através de uma parceria entre a NASA e a ESA ( Agencia Espacial Europeia ). Então voltamos ao mesmo: " Para quê???"
Bem, tanto este projecto, como muitos outros que já se realizaram, ou poderão vir a realizar-se, trazem benefícios enormes, fundamentalmente, para os países envolvidos, e de uma forma mais indirecta, a todos os restantes. Isto porque, para a realização dos mesmos, formam-se equipas, estudam-se materiais, conceptualiza-se novos instrumentos, analisam-se dados, evolui-se tecnologicamente e aumenta-se o conhecimento. Mais tarde, fruto desse desenvolvimento, surgem aplicações na aviação comercial, na robótica, no automobilismo, na oceanografia, na marinha, no exército, nas telecomunicações, etc......... coisas essas que as pessoas, de uma forma geral aplaudem, pois afectam-lhes de uma forma mais visível! Não nos esqueçamos que, se hoje falamos ao telemóvel com a prima do Canadá, ou fazemos vôos intercontinentais com precisão, ou até vemos o que se passa em directo no Jornal da Noite, isso deve-se à exploração espacial e aos conhecimentos que dela advieram.
Mas investigação é isso mesmo: "plantar agora, pra mais tarde colher frutos".

O cidadão comum não faz a mais pequena idéia do caminho que teve de ser percorrido, das batalhas que se tiveram de vencer, do conhecimento que o Homem teve de adquirir, até ter conseguido, aqui da Terra, "comandar" um objecto por uma distância de milhões de km, de forma a lançar uma sonda, com um pára-quedas, e com ela conseguir captar imagens e dados, de um local totalmente desconhecido e longínquo, do Sistema Solar.

Abandonou-nos em 1997 e cumpriu o seu objectivo: a 14 de janeiro de 2005, um objecto vindo da Terra chega a Titan, e mais uma fez-se História....

.....resta-nos saber que outras fronteiras o conhecimento humano ultrapassará...??


"Tempo virá em que a investigação diligente, cobrindo longos períodos, esclarecerá coisas que hoje estão escondidas. O tempo de uma vida, mesmo que totalmente dedicado ao estudo do céu, não seria suficiente para a investigação de tão vasto tema(...) Por isso, esse conhecimento terá de desenvolver-se ao longo de gerações sucessivas. Tempo virá em que os nossos descendentes se surpreenderão por não sabermos coisas que são tão óbvias para eles (...) Muitas descobertas estão reservadas às gerações vindouras, quando a lembrança da nossa existência já estiver apagada. O nosso universo seria uma coisa insignificante se não houvesse sempre nele algo a ser investigado por todas as gerações que vão surgindo(...).
A natureza não revela os seus mistérios de uma só vez. "

( Séneca, Questões Naturais , livro 7, século I )






Pensem nisto......

Abraços e beijocas

Gonça








1 comentário:

Anónimo disse...

Há algum tempo atrás tive de fazer umas noticias para um trabalho de rádio para apresentar numa 2ª feira. Essa noticias eram escolhidas por nós, retiradas de um jornal qualquer. E, por incrivel que pareça, eu escolhi a noticia - em dezembro - acerca da nave Huygens-Cassini, porque achei muito interessante. Na altura daquela noticia, os cientistas ainda estavam apreensivos com a aterragem: será que iria "sobreviver" ao impacto? Daí ter lido atentamente o teu "post" e devo dizer que acho interessantissimo estes assuntos, embora nem sempre tenha tempo para os "estudar" mais aprofundadamente,como acho que deveria. O saber não ocupa lugar e a vida é uma constante aprendizagem... Parabéns pelo tema escolhido e o conteúdo apresentdo. Bjinhos, ritinha