terça-feira, 11 de janeiro de 2005

Chuva.....



Não me lembro da última grande chuvada que ocorreu em Portugal. Nem eu, nem ninguém! E isto porque, estes últimos 3 meses que passaram, foram os mais secos das últimas 2 décadas. Eu realmente não me recordo de um Outono e início de Inverno com tão pouca chuva. Pode ser que tenha ocorrido, mas não me recordo, mesmo! O que é certo é que: se choveu em dezembro, eu não me apercebi!!!

E isto é mau, muito mau.....

Os meses de Dezembro e Janeiro são fundamentais para os recursos hídricos, para o cultivo, para a alimentação dos animais herbívoros, para as plantas em geral,...... e não chove, não cai uma pinga, e as previsões não apontam para água, pelos menos durante a 1ª quinzena deste mês.

Começamos a entrar numa fase que tecnicamente, em climatologia, considera-se de "Seca", os terrenos começam a ficar em "stress hídrico", o que, e não é preciso ser-se muito inteligente para perceber, terá consequências extremamente danosas.

Todos nós gostamos deste solzito que se vai fazendo, do cachecol, do friozinho.... até aí tudo bem, e até é normal para a época. Agora, não chover..... aí sim, as coisas começam a ficar negras, e devemos realmente começar a ficar preocupados!

A grande maioria dos rios portugueses são provenientes de Espanha. Se o nosso país vizinho também sofrer um período de seca, já sabemos que a torneira terá de ser fechada do lado de lá. Ora, se não começar já a chover, as nossas barragens ficarão com níveis minimos de abastecimento, e teremos de andar a pedinchar aos nustros hermanos por uns "copitos" de água. Claro que estou a satirizar a situação, mas o que é certo é que não é inédito, e se o Alqueva veio dar-nos outra esperança, certo é que, sem água, não há barragem que nos safe.

Espero sinceramente que comece a chover, forte e feio, com trovoadas à mistura ( que é coisa que não vejo há bastante tempo ), pois as minhas ovelhas já não aguentam tanta palha!!! Andam os bichos doidos por uma ervinha verdinha e um malmequer apetitoso, e só lhes passa pela língua capim seco..........

...e anda o resto da Europa num tremendo dilúvio....!

"Esta mer** dos tsunamis e maremotos fo*** o tempo todo!!! Telefonem ao Paco Rabanne, por favor!

Rezem meus amigos, rezem, para que o sol de agora não se torne chuva de verão!

Beijos e Abraços

Gonça


2 comentários:

Anónimo disse...

Pois é "irmão" Gonça, tu realmente preocupas-te imenso com os problemas do Mundo e com os do nosso Portugal em particular. Talvez porque conheces melhor que qualquer um de nós o mundo rural, talvez porque lá passes mais tempo do que qualquer um de nós e te apercebas das necessidades dos bichinhos melhor do que ninguém. Eu, adoro este sol de Inverno, porque com dias chuvosos é muito complicado andar nas ruas e fazer alguma coisa sem que se chegue a casa "ensopado". É certo que me desloco de carro, mas mesmo para percursos menores, a chuva invade cada pedacinho nosso que consigamos por instantes manter seco. Só espero que a chuva venha para que não estejamos sempre dependentes dos "nuestros" visinhos... Bjinhos, ritinha

Anónimo disse...

Realmente este ano contam-se pelos dedos das mãos as vezes que já choveu. Esperemos que quando São Pedro se decidir a enviar a chuva estejamos todos precavidos com os nossos amigos guarda-chuvas e os impermeáveis. É mesmo melhor que chova tudo agora em Janeiro e Fevereiro para depois não chover quando estivermos a desfrutar das merecidas férias numa qualquer praia. Nesse momento não iremos querer outra coisa que não seja muito Sol, mar, areia e a companhia dos amigos. Portanto vamos todos esperar que São Pedro não nos pregue uma partida. Xana