terça-feira, 10 de agosto de 2010

Rússia em chamas

md1

São arrepiantes os números que nos chegam diariamente da Rússia, proveniente de fontes sérias e que se preocupam realmente em veicular informação relevante à escala mundial.

- Temperaturas a rondar os 40ºC
- 550 fogos activos (mais de 270 novos fogos nas últimas 24h)
- 190.000ha de área
- Mais de 160.000 homens no terreno
- 26.000 meios de combate a incêndios (cisternas, helis e aviões)
- Centrais nucleares ameaçadas
- Centenas de passageiros bloqueados nos aeroportos
- Taxa de mortalidade duplicou para 700 pessoas/ dia
- Morgues a atingir valores limite
- Níveis de CO2 ultrapassam 10 vezes o máximo permitido

Num país que é o 3º maior exportador mundial de cereal, creio que a maioria das pessoas ainda não se deu conta das consequências a curto/longo prazo que estes incêndios terão na economia à escala global.

Para agravar a situação e também para que se perceba a origem dos inúmeros fenómenos meteorológicos extremos que estamos a assistir um pouco por todo o mundo, explica-se em parte por estarmos sob influência de um fenómeno denominado La Niña, que ao fim ao cabo é o inverso do já famoso “El Niño”.
Tudo se resume à temperatura anómala das águas do Pacífico, que estão abaixo do normal. Situação esta que já era prevista, mas que tem sido pouco mediatizada.

Voltando a pegar no assunto do cereal, ora, é exactamente em anos de “El Niña” que os EUA sofrem ao nível da colheita do milho, devido à seca que lhe está associada. Situação esta que se pode alastrar ao Brasil e à Índia.
Já se está mesmo a ver que o cenário não é positivo.

Em Portugal fala-se do aumento do pão…. quando na verdade nós pouco ou nada somos afectados pela restrição de cereal proveniente da Rússia.
Mas assim estamos a voltar novamente ao campo da especulação e isto seria uma pescadinha de rabo na boca que sairia da temática do post.

Vamos lá ver no que vai dar… o que é certo é que são 3h da manhã e estão perto de 30ºC em Lisboa… se isto não é anormal, já não sei o que será.

Vale-nos que, por enquanto, o preço da cerveja, esse sim, permanece o mesmo! :)

E por que fui eu falar em cerveja…. –_-

Sem comentários: