sexta-feira, 27 de março de 2009

Our Daily Bread

“Our daily bread”, o documentário do austríaco Nikolaus Geyrhralterm, reúne cenas da produção industrial de alimentos na Europa, que impressionam tanto pelo uso intensivo da tecnologia quanto pela indiferença dos trabalhadores em relação ao sofrimento dos animais.

O filme surge-nos sem comentários, levando-nos a inúmeras explorações na Europa, onde os alimentos são produzidos: instalações monumentais, paisagens surreais e sons bizarros – um ambiente industrial frio e sem espaço para grandes individualismos.

Este documentário também nos mostra o tipo de alimentos que nós consumimos hoje em dia revelando-nos a verdade acerca de um assunto que todos conhecemos mas que na realidade queremos esquecer: o que está de facto dentro do nosso prato!

O "olhar" mecânico da câmara de filmar, transmite-nos, de uma forma brutal e difícil de digerir, os métodos de produção e transformação de alimentos nos dias de hoje. O resultado é impressionante... como que se de um soco no estômago se tratasse.

“Our daily bread” ganhou inúmeros prémios e menções honrosas, mostrando um mundo cru, em jeito de pesadelo, mas um pesadelo que foi criado pela nossa política, pelos nossos mercados e sua tecnologia.

Dá que pensar...

2 comentários:

Régis disse...

Atão mas de onde é que a malta pensa que vem a Fast Food toda!?!?

Do céu?!? De prados verdes e luxuriantes onde os animaizinhos se oferecem com laços cor-de-rosa para serem alimento!!?? eheheh

Este é o preço que todos concordamos em pagar para ter comidinha na mesa...todos querem comer costoleta de novilho ou ter peixe ou marisco do bom na mesa...mas ninguém quer ser quem mata ou caça ou pesca!!

Mít Nohara disse...

Régis, muitos não sabem que as coisas funcionam dessa forma.
Tanto que diversas pessoas alegam que a morte é feita de forma amena, e bláblá.
Inverdades criadas pelas humanidade, para que o consumo de carne seja visto com naturalidade
Que morte é amena, né?
Que vida retirada é algo normal?
Pois se fosse você mesmo trataria de mata-los para comer no seu dia-a-dia.
Mas a sociedade não age dessa forma por covardia, é mais fácil que outrém faça isso né.

Eu não vi o documentário ainda, está baixando aqui . . . sendo que pela resenha, deu pra perceber que o objetivo é mostrar o processo de DESsensibiização que os funcionários passam para praticar tais atos, agindo apenas como máquinas, para satisfazer nosso meio de consumo.
Algo que pode ser obvio para você, e para outros não.
É sempre válido abrir as cortinas, e mostrar o que ocorre nos bastidores das indústrias . . . pois muitos ainda não sabem como é a realidade.
E ALGUNS, quando sabem, tornam-se contra esse genocidio animal . . . e retiram os animaizinhos de cada dia de seus pratos.

Reflita, pense sobre.
Abraços.