quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Pacotinhos & Colecções

















Bem, depois de uma longa temporada a recolher exemplares, quer através de locais por onde ando, quer através da gentileza dos meus amigos, vou desta feita continuar a documentar a minha colecção, que de há uns tempos para cá tinha ficado em standby.

Já há mais de 1 ano e meio que não documentava os pacotes. Guardava-os, simplesmente...
Decidi então que já era altura de voltar a pegar nisto!

Efectivamente, uma colecção de pacotes de açucar só tem valor e começa a ser reconhecida enquanto tal, a partir do momento em que obedece a determinados parâmetros:

- Bom estado de conservação /Fácil observação e manipulação
- Datação/Origem
- Objectos em duplicado (para troca)
- Séries completas/incompletas

Ora, a minha colecção, de colecção não tinha nada! Eu ao certo nem sei quantos pacotes tenho! Comecei bem ao início integrando a informação numa base de dados, mas desleixei-me entretanto.

Voltei a pegar nela...

Agora, há que fotografar os pacotes que entretanto recolhi, documentá-los, vazar o açúcar (devo de dizer que isto foi sujeito a longa reflexão, a explicar mais adiante), guardá-los em pastas/arquivos com separadores adequados e manter este processo.

Fiz alguma pesquisa na internet, e descobri que existem separadores adequados aos diversos formatos dos pacotes. Os que é óptimo a nível estético! Existem inclusivamente arquivos com inscrição na lombada - "Colecção de Pacotes de Açúcar". Fantástico... isto é um mundo!

Bem, quanto ao facto de os arquivar com ou sem o açúcar...

... inicialmente, comecei por tirar o açúcar, talvez nos meus primeiros 30 exemplares! Depois, comecei a achar que daria muito trabalho e que só faria sentido coleccionar os pacotes com o açúcar. Na minha perspectiva, o pacote é o papel + o açucar, intacto, recolhido tal como saiu para o mercado. Julgo ser a forma mais correcta de os coligir.
No entanto, à medida que a colecção aumenta e os anos passam, verifica-se que o açúcar poderá ficar ressequido, amarelecendo e, eventualmente, danifica o pacote. Já pra não falar no transtorno que é manter organizados e com boa apresentação milhares de pacotes.
Ao retirar o açúcar, perde-se essência, sou o primeiro a confessá-lo, mas ganha-se em conservação e portabilidade. Afinal de contas, de que vale ser-se possuidor de milhares de pacotes, se estes estão guardados em caixas pesadas, na cave, escondidos de tudo e de todos, e muitas vezes acabando por ser esquecidos, ou utilizados para a confecção de um bolo de laranja, por uma avó mais incauta?!

Vai daí, decidi que vou retirar o açúcar. Vão ficar mais leves, poderei arquivá-los e trocar com outras pessoas, sem correr o risco de andar constantemente a largar lastro a formigas.

Bem, se isto até aqui tem sido uma brincadeira, a partir do momento que tiver compilada toda a informação, terei de ser um pouco mais metódico na minha recolha. Grande parte dos pacotes mais conhecidos do público, nomeadamente os da Nicola, os da Delta, da Bicafé, da Buondi, etc, são lançados sobre a forma de séries coleccionáveis. Com alguma atenção, sorte, simpatia de empregados de cafés e amigos, consegue-se, por vezes, completar a maioria das séries. Mas nem sempre isso acontece...

Desta forma, se um dia não souberem o que me oferecer, ou estão cansados de me dar pacotes avulsos, digo-vos desde já que no site da Nicola e no da Bicafé , a título de exemplo, podem adquirir as séries completas, algumas até nem vêm com o açúcar, já a pensar em quem colecciona. :) Custava-vos em média 10 euros e a mim dava-me um jeitão! hehhehe

Entretanto, continuo a contar com a vossa bondade e persistência em recolher um pacotito ou outro, sempre que se lembrarem. É um gesto bonito da vossa parte e é das melhores recordações que me podem oferecer, dos diversos sítios por onde passam. Isto claro, para os mais viajados!

Conto recomeçar esta árdua tarefa de documentação ainda esta semana. Logo que termine de catalogar o que tenho em stock, informar-vos-ei. Afinal de contas, todos vocês têm sido incansáveis na vossa contribuição.

Obrigado a todos(as)!

Beijocas e Abraços
Gonça

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda bem que podemos sempre aprender mais qualquer coisa com este nosso amigo!!!
Seja com pacotes de açucar, relógios (excelente descrição), máquinas de café, etc, aprende-se sempre.
Deixo aqui um agradecimento, pois escreves para todos que gostem de te visitar no blog e ler ler ler...
bjinhos LOIRA