segunda-feira, 24 de julho de 2006

"El Ultimo Tremolo...."

"Una Limosnita por el amor de Dios" foi a última música do guitarrista e compositor Agustin Barrios Mangore (1885-1944) - provavelmente um dos mais virtuosos e geniais da primeira metade do séc XX.

Segundo ele, a idéia desta peça surgiu quando um pedinte bateu à sua porta, a mendigar esmola. Esse "bater à porta" é notório durante toda a peça, expresso pelo polegar, que imita essas sonoridades

Barrios foi um romântico, um humanista e idealista. Dizia que existe uma relação instrínseca entre o Bem, a Verdade e o que é Belo, e que essas realidades estão representadas no Amor e naqueles que o vivem ao longo da sua vida.

Reconhecendo e resignando-se a estes seus ideiais, Barrios compôs de forma magistral esta peça, revelando expressivamente no seu final tudo aquilo em que acreditava e sempre manifestou em vida.

Agustin Barrios Mangore foi sem dúvida um guitarrista e compositor pouco reconhecido, a não ser já depois da sua morte. Vivia na sombra e "apagado" pelo trabalho de Segovia e de Villa-Lobos - afamados guitarristas do sécXX - mesmo sendo a sua música muito mais virtuosa, expressiva e tecnicamente mais complexa.

A música de Barrios está para a guitarra, como a de Chopin estará para o piano...

Deixo-vos aqui esta sua peça que ando a estudar, também conhecida por "El ultimo tremolo", interpretada por Denis Azabagic.

Aumentem o volume e......espero que gostem!

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada pela música. É uma peça realmente muito bonita. Gostei muito !!! Estuda bastante para que um dia destes possa ouvir esta mesma peça interpretada por ti e de forma magistral ;o)
Beijos grandes e saudades, Mana

gonca disse...

Não está fácil....confesso! :)