domingo, 7 de maio de 2006

O Blogger

Segundo blog que encerra na família....

Compreendo-vos! Até eu já tive momentos em que me apeteceu acabar com o meu. Também por isso já vou escrevendo menos, cada vez menos. No entanto, de vez em quando lá me vai apetecendo escrever qualquer coisita. Como gosto de escrever ( o que é diferente de saber escrever ) e porque há pessoas que não me vêem diariamente e gostam de ler o meu blog, por isso, e por elas, lá o vou aguentando.

Os tempos são realmente outros, as pessoas têm mais tempo em algumas fases da vida, em outras menos. E tal como em tudo na moda, os blogs também vão e vêm. Há vários tipos de blogs: os temáticos, os generalistas, os informativos, os que são artísticos, e por fim, aqueles que, tal como o meu, servem apenas como balde de descarga. Não me preocupo com o layout, com a estética do mesmo, mas sim com o conteúdo.

Não querendo repetir-me nos meus textos, todos nós reparamos que a nossa vivência tem fases mais alegres que outras. Não falo da minha, que está muito boa, felizmente, mas sim do seu todo. Há alturas que sinto que a malta está toda unida e há um espírito muito bom no ar, mas outras há em que a indiferença predomina, e em que, o que o outro faz não nos diz respeito ou nem sequer queremos, ou achamos que, não devemos sequer saber. Chamo a isso - "fase do umbigo".

Podia dar inúmeros exemplos de situações em que isso acontece, ou aconteceu, mas acho que não vale a pena, e nem sequer vou particularizar o assunto em questão.

Como dizia, dos vários blogs que existiam, já só vai sobrevivendo o meu e o do Regi$, que é bem mais antigo e muito mais actualizado! Há por aí muito blog, bem interessantes por sinal, e actualizadíssimos, nada comparados com esta porcaria, porque eu próprio admito que não tenho paciência para o actualizar com frequência. Nunca fiz do meu blog um "sítio" em que falasse de trivialidades, ou desse notícias curtas, apesar de às vezes o fazer. Digamos que não é o normal.
Confesso que às vezes apetece-me vir para aqui largar umas diarreias cerebrais, tal como esta, mas depois passo bem 1 mês sem cá vir!

Desde novo que gosto de escrever. Falar de coisas parvas, ou não, mas sem ter outras pessoas a responder. Eu não preciso da resposta ou da opinião. Apetece-me apenas dizer o que penso. Antigamente escrevia-se para o papel, também já o fiz,...em tempos. Hoje também o poderia fazer. No entando, nunca escrevi sem destinatário. Nunca tive um diário. Afinal de contas, ainda vivemos num mundo dependente do papel! Mas, se tenho possibilidade de escrever, sabendo que alguém vai ler e, mal ou bem, pensar no que escrevi, prefiro fazê-lo aqui.
Claro que se estivesse a escrever só para mim, ou para alguém em particular, escreveria mais umas quantas coisas, mas online nem tudo é dito, e normalmente só falo daquilo que é passível de se falar.

De vez em quando entro em momentos de reflexão em que só me vem mer** à cabeça, e esta é uma daquelas alturas. Acho interessante, pois tudo se resume a pensamentos mundanos que todos nós temos, claro que uns mais que outros, e cada um com a sua experiência ou vivência. Há aqueles que, como eu, guardam um tempo para pensar nestas coisas, outros há que pensam, mas não precisam ou não dão muita importância a pensamentos supérfluos.
Poderia falar com um amigo e ficar por aí. Pois, realmente faço-o, com mais do que um, e tenho imenso prazer nisso. Quando estamos à vontade para falar com um/a amigo/a, sentimo-nos muito bem. Só que, para além disso, gosto de escrever. O pensamento é mais organizado, e tem um gostinho especial. Falamos do que queremos, como queremos, ao ritmo que queremos, e acima de tudo, sem interrupções.
É diferente, mas igualmente bom. É engraçado, porque não sou uma pessoa de grandes leituras, devorador de livros,.....mas gosto de escrever. Estou a tornar-me repetitivo....

O início deste post falava da segunda desistência, no que diz respeito a hábitos "bloguianos", no seio da "família",...conceito esse que, de há uns tempos para cá, começo a abominar.
Primeiro a Xana, agora a Ritinha. Com certeza cada uma com os seus motivos. Não as censuro. Se a pessoa não se identifica mais com o suporte, ou simplesmente não tem vontade de o fazer, não faz e pronto! É melhor do que deixar o blog morrer por si, simplesmente porque as pessoas perderam vontade de o consultar. Claro que quando o fazemos, fazêmo-lo para nós, mas isso, como falei há pouco, depende do tipo de blog que temos. De qualquer das formas, se quem escreve assume à partida que ninguém vai ler, mais vale não escrever!!!
Uma mensagem, só assume esse estatuto, quando tem um emissor e um receptor. Se sentimos que não temos receptores, perdemos a vontade de as "enviar". É tão simples quanto isso.

Os blogs são um bocado assim. Escrevemos, mas não queremos grandes alaridos ou críticas ao que dissemos, no entanto, também não gostamos quando nada se comenta. Pior ainda é quando vêm falar connosco sobre o assunto. Mais valia comentar no sítio próprio.
As pessoas associam muito os posts de um blogger ao seu estado de espírito no momento. Não vou dizer que não. Mas nem sempre as coisas se passam assim. Se calhar, o ideal era escrever e postar somente 2 semanas depois. O pessoal até podia perguntar : "olha lá, estás bem? li o que escreveste e tal...,se precisares de falar, estás à vontade!" - ao que nós responderíamos com um rasgado sorriso! :)

Realmente, nem tudo o que um blogger escreve é passível de ser comentado, mas todos nós temos opinião. Fazermo-nos de voyeurs é confortável, mas não é agradável para quem escreve. Tipo, lemos tudo o que ele/a escreve, caga-se no comentário, porque até nem estamos com paciência, mas depois até somos pessoas para mandar a farpa: - " há muito tempo que não escreves no teu blog!"
-"E...?!" - perguntamos nós!!! - "Isso incomoda-te?? Estás realmente interessado em ler o que tenho para dizer??" ....é caso para perguntar.
Ao fim ao cabo está-se tudo a borrifar para o que quer que alguém escreva. Crie blog, destrua blog, mais post ou menos post....é indiferente. " Se me apetecer dizer qualquer coisa, telefono!"
Ríspido, mas sincero!

Isto é o que a maioria pensa, mas não como eu penso. Simplesmente é como eu vejo as coisas. Já li algumas coisas em blogs de amigos, que nunca as ouviria pessoalmente. Porque não fariam sentido, porque a pessoa nunca as diria cara a cara, porque simplesmente a pessoa aproveitou o momento em que estava diante do teclado para pensar sobre determinado assunto ( nem que seja o PIB, ou o aumento dos combustíveis! ), enfim. Num blog entramos um pouco no mundinho do blogger em questão e, como tal, julgo que ficamos sempre a perder quando esse alguém decide nada mais escrever.

Nem sempre os blogs são interessantes, ou interessar-nos-ão, porventura! Posso falar de fissão nuclear, ou, como diria o Regi$, " da alimentação do Schnauzer", ou o Carlão - "do ciclo de vida do abelhão do Nepal"- mas não teria o mesmo impacto do que se falasse de problemas pessoais. Gera mais controvérsia junto daqueles que nos conhecem, ou julgam conhecer-nos. Se calhar por isso mesmo, por julgarem....
Perante um estranho ou um interessado, o assunto da fissão teria algo de muito mais construtivo do que as banalidades pessoais!!!
Passa um bocado por aí.....fala-se do que nos apetece, com ou sem fundamento. Desde que tenhamos vontade de o fazer. Importante é que se vá dizendo qualquer coisa. Principalmente na "fase do umbigo", em que se fica semanas sem saber se alguém está vivo, não fosse aquela maravilha da comunicação chamada - "messenger".

Às vezes penso em como seria um blog de algumas pessoas que conheço. "Engraçado? Deprimente? Desinteressante? Exotérico? Fantástico?"...... não sei responder mas, no meu entender, seria com certeza melhor que nada dizer.

Fechar um blog é fechar uma porta. Ficamos todos a perder. Não é uma crítica, porque eu próprio tenho a minha entreaberta. É apenas uma constatação.

Beijocas e Abraços

Gonça

2 comentários:

Régis disse...

Eu hei-de resistir...hoje e sempre....blog blog blog...é a liberdade de expressão na verdadeira acessão da palavra...

a mim ninguém me cala...eheheh

gonca disse...

"acepção", não??