quarta-feira, 1 de setembro de 2004

Lisboa




A simplicidade desta fotografia levou-me a escolhê-la, tal é o significado que nela está contido, e como é engraçada a representação que cada um pode fazer dela. Para mim esta foto deveria chamar-se " Setembro em Lisboa..."

Os pombos levantam vôo de novo, o eléctrico trás as novidades, e a Sé, por trás, é como que simbolizasse as memórias que ficam de umas férias repletas de histórias para contar!

Agosto é, sem dúvida, o mês de férias por excelência! Dizem também que é a época ideal para andar a visitar Lisboa. Nesta época tudo está calmo, sem grandes confusões, pouco trânsito, os transportes públicos até são "a alternativa" ao automóvel........ mas, confesso-vos, andava já farto de ver esta cidade moribunda. E é por isso que gosto tanto de Setembro!
Podem pensar: " este homem está doido! " - mas não! Gosto da agitação de início de mês, gosto de sair de manhã, ligar o rádio, e sentir que existe alguém vivo do outro lado.... pois tudo deixa de funcionar a "meio gás".
Setembro marca a diferença! É aquele final psicológico das férias, é o regresso das aulas para muitos estudantes, o reencontro de colegas e amigos, as novidades para contar, o reboliço dos exames e das inscrições.... é a agitação de uma metrópole, é Lisboa!

Regressa-se ao trabalho, inicia-se um novo ano académico, pensa-se no Outono que está já aí à porta, no frio, na chuva que há-de cair..... e sente-se o "cheiro" a quotidiano, de novo.
Curiosa esta sensação... quase que chega a ser paradoxal, pensar-se que o regresso à Lisboa caótica possa vir a trazer algum prazer. Na verdade, o prazer é um pouco fruto de alguma dor de cotovelo: " se as minhas férias acabaram.... também acho que já vai sendo altura de acabarem as dos outros!"...... claro q estou a brincar! Realmente, o que me motiva é que, nesta altura, começa um ano novo. Sinto que é aqui que começa o meu ano. Não é em Janeiro, onde tudo está a meio ( as aulas, o trabalho, as férias ainda estão longe,.... ) mas sim agora! Tudo vai começar a partir daqui!
Lisboa vai voltar a ter trânsito, os carros regressam à cidade, os restaurantes voltam a abrir, os bares mudam a decoração, as lojas lançam novas colecções..... a cidade volta a fervilhar. Para mim é sem dúvida uma lufada de ar fresco!

É certo que nem toda a gente pensa assim. Muitos prefeririam a cidade como estava: inerte, abandonada e improdutiva. Eu não. Sinceramente, gosto muito das mudanças que se dão nesta época do ano. Amanhã já notarei a diferença. Usarei, de certo, todo o meu vernáculo no caminho para o trabalho, e terei um dia muito mais complicado do que os da última quinzena.... mas é assim o dia-a-dia em Lisboa. Estarei muito mais feliz....

Beijocas e abraços

Gonça









3 comentários:

Anónimo disse...

este gajo é maluco!prefere o reboliço da cidade em setembro a calma de agosto?e q historia e essa de lisboa ser improdutiva em agosto?tu e q n fazes nada mas ha muita gente a contribuir para o aumento do pib durante agosto...vais para sagres c os teus amigos mas ha sempre aqueles q n tem ferias :-( enfim.de nada serve lamentar-me!bom regresso a metropole
abraco do unknown(ze e um tal de unknown) lolll

Anónimo disse...

oi cara! você já actualizava seu blog... Gostei da tua visita ao meu blog Bjinhos www.flower.power.pt.to ritinha

Anónimo disse...

Que saudades!!!
Tens toda a razão, como eu te compreendo... Podemos dar-nos por felizes e contentes de vivermos num país em que podemos usufruir das 4 estações do ano, como tal pq n aproveitá-las ao máximo?
Acho k já chega de verão, agora, tenho muitas saudades.
Tenho saudades do frio e da chuva, do cahecol e das galochas, das botas e das luvas.
Tenho saudades das noites frias, das tardes chuvosas, das manhãs geladas.
Saudades da neve, das montanhas...
Saudades do Inverno!!!
Beijinhos, Kelly